Para dinamizar a terapia de luto online em Portugal, uma equipa de investigadores lançou uma plataforma de apoio psicológico

Para dinamizar a terapia de luto online em Portugal, uma equipa de investigadores lançou uma plataforma de apoio psicológico
Uma plataforma de consultas online de luto foi recentemente lançada por investigadores das universidades do Minho e de Memphis (Estados Unidos da américa). O objetivo é ajudar a ultrapassar a perda de um ente querido. O tratamento contempla 12 consultas, orientadas por investigadores da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, explica a instituição, em comunicado.
Pretende-se dinamizar a terapia de luto online em Portugal, aproximando terapeutas e adultos com enormes dificuldades em reconstruir a sua vida após a perda de um ou mais entes queridos, sem custos associados e necessidade de deslocação, explica Daniela Alves, uma das responsáveis pelo projeto, citada pela agência Lusa.
a iniciativa envolve também Robert Neimeyer, da Universidade de Memphis, considerado um dos mais conceituados especialistas na área do luto, conhecido por ter apoiado familiares de vítimas dos atentados terroristas nos EUa. De acordo com a Universidade do Minho, a plataforma de apoio surge na sequência de estudos internacionais que indicam as mais-valias daquela modalidade terapêutica em vários quadros clínicos, como a depressão profunda.
ao fazer um pedido de marcação de consulta, os interessados podem descrever a sua história de perda e as dificuldades sentidas. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto conta com a parceria do Instituto Português de Oncologia, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Sociedade Portuguesa de Estudo e Intervenção no Luto.