UNICEF alerta para o facto de «milhões de crianças mais pobres» estarem a ficar «bem atrás das mais ricas» e refere que as mais desfavorecidas têm o dobro do risco de morrer até completarem cinco anos de idade
UNICEF alerta para o facto de «milhões de crianças mais pobres» estarem a ficar «bem atrás das mais ricas» e refere que as mais desfavorecidas têm o dobro do risco de morrer até completarem cinco anos de idadeapesar dos avanços, milhões de crianças, das mais pobres no mundo, estão a ficar para trás, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através do relatório Progresso para crianças: além das médias lançado em Genebra (Suíça) esta terça-feira, 23 de junho. Segundo a agência das Nações Unidas, a comunidade global pode fracassar na ajuda a milhões de menores se não tiver como foco as crianças mais pobres na agenda de desenvolvimento pós-2015.
a UNICEF destaca que as disparidades entre os países deixaram as crianças mais pobres com o dobro do risco de morrer antes de completar cinco anos, em comparação com as mais ricas. O mesmo acontece para se atingir os padrões mínimos de aprendizagem e leitura, onde as crianças mais pobres estão bem atrás das mais ricas.
Os autores do relatório referem que se a comunidade internacional fracassar na ajuda a esses menores as consequências podem ser dramáticas.como exemplo, os investigadores indicam que até 2030 mais 68 milhões de crianças vão morrer de doenças que poderiam ser evitadas. O relatório aponta que serão necessários quase 100 anos para que todas as raparigas das famílias mais pobres da África Subsaariana consigam completar a educação secundária.