agência das Nações Unidas lançou um novo trabalho com medidas para prevenir o uso de mão de obra infantil em zonas agrícolas
agência das Nações Unidas lançou um novo trabalho com medidas para prevenir o uso de mão de obra infantil em zonas agrícolasPara prevenir o trabalho infantil na agricultura, a Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO) lançou um novo documento.com o título Guia para Monitorizar e avaliar o Trabalho Infantil na agricultura, o roteiro tem mais de 100 páginas, e foi desenvolvido pela FaO em parceria com a Universidade Humboldt, de Berlim (alemanha).

O guia explica como tratar o problema do trabalho infantil na agricultura, promove o uso de boas práticas para prevenir o uso de mão de obra infantil em zonas agrícolas e contém dicas sobre como medir o impacto do trabalho no desempenho escolar e na saúde das crianças. Os responsáveis pela FaO esperam que este novo trabalho seja um contributo para combater um problema que atinge 100 milhões de crianças.

De acordo com Rob Vos, diretor da Divisão de Proteção Social da FaO, está a aumentar a consciencialização sobre a presença de crianças nas plantações de cacau, café e algodão.como resultado, diz o responsável, existe mais ação para prevenir o trabalho infantil nessas áreas. Contudo, o problema verifica-se principalmente em plantações familiares que não estão ligadas aos mercados internacionais, disse Rob Vos, citado pela Rádio ONU.