Organização de defesa dos direitos humanos recomenda o visionamento do filme «Timbuktu», que aborda a resistência dos cidadãos à propagação dos fundamentalismos. a pelí­cula já chegou a Portugal
Organização de defesa dos direitos humanos recomenda o visionamento do filme «Timbuktu», que aborda a resistência dos cidadãos à propagação dos fundamentalismos. a pelí­cula já chegou a Portugal a amnistia Internacional Portugal recomenda a visualização do filme Timbuktu, um testemunho da resistência à propagação dos fundamentalismos. a película, de abderrahmane Sissako, que estreou no Festival de Cannes, está nomeada para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e arrebatou os prémios franceses César, está nas salas de cinema em Portugal desde a passada quinta-feira, 28 de maio.

O filme apresenta a história de uma família, que vive no deserto próximo da cidade de Timbuktu, onde está instalado o terror imposto pelos fundamentalistas: os tribunais improvisados decretam leis e sentenças absurdas e trágicas todos os dias, as mulheres tornaram-se sombras mas resistem com dignidade, e a música, o futebol e os cigarros foram banidos. Para a realização deste filme, abderrahmane Sissako inspirou-se no caso de um casal de trinta e poucos anos, com duas crianças, que foi lapidado no Mali, em 2012, por não serem casados.