O bispo antónio Marto decidiu «estabelecer o diaconado permanente» na sua diocese. Leiria-Fátima será das últimas dioceses de Portugal a dar este passo
O bispo antónio Marto decidiu «estabelecer o diaconado permanente» na sua diocese. Leiria-Fátima será das últimas dioceses de Portugal a dar este passoantónio Marto, bispo de Leiria-Fátima, vai estabelecer o diaconado permanente na diocese. Cheguei à convicção íntima de que, passados 50 anos do Concílio Vaticano II, chegou a hora de estabelecer o diaconado permanente na diocese de Leiria-Fátima, disse o prelado na assembleia do clero, realizada esta semana, no Seminário de Leiria. O diaconado permanente tem chegado a várias dioceses portuguesas, sendo que a de Leiria-Fátima é das últimas a dar este passo.
Manuel Pelino, bispo de Santarém, esteve presente na assembleia para ajudar os participantes a compreender o significado deste ministério na Igreja, abordando a experiência pastoral na sua diocese. O prelado revelou, segundo os serviços de comunicação diocesanos, que já ordenou 17 diáconos permanentes e que a experiência tem sido positiva.
Diácono é alguém destinado às atividades caritativas, a anunciar a Bíblia e a exercer funções litúrgicas, como assistir o bispo e o padre nas missas, administrar o batismo, presidir a casamentos e exéquias, entre outras funções. O diaconado exercido por candidatos ao sacerdócio é unicamente consentido a homens solteiros, enquanto os diáconos permanentes, também do sexo masculino, devem ter mais de 35 anos de idade e podem ser casados.
De acordo com Manuel Pelino, o processo passa por várias fases: a escolha dos candidatos e o chamamento nas comunidades, a sua apresentação à comissão responsável pelo discernimento e acompanhamento, e a formação espiritual, teológica e pastoral.