No Dia das famílias, Ki-moon alerta para o facto da discriminação contra as mulheres e o desrespeito pelos direitos das crianças continuarem presentes em políticas governamentais e normas sociais que «aceitam e justificam práticas discriminatórias»
No Dia das famílias, Ki-moon alerta para o facto da discriminação contra as mulheres e o desrespeito pelos direitos das crianças continuarem presentes em políticas governamentais e normas sociais que «aceitam e justificam práticas discriminatórias»O Dia Internacional das Famílias é comemorado esta sexta-feira, 15 de maio, sob o mote Homens no comando? para dar ênfase à importância da igualdade de género e dos direitos das crianças. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), destaca que muitas mulheres ocupam hoje posições de liderança.
Contudo, o responsável também recorda que em muitos países, a discriminação contra as mulheres e o desrespeito pelos direitos das crianças continuam a estar presentes em políticas governamentais e as normas sociais aceitam e justificam práticas discriminatórias muitas vezes. Ki-moon lembra que a discriminação e a negligência desencadeiam muitas vezes a violência, ameaçando a saúde de mulheres e crianças e limitando as suas oportunidades de completar os estudos e realizar o seu potencial.
O secretário-geral da ONU alertou ainda para a possibilidade deste ciclo poder continuar na próxima geração, uma vez que as crianças que passam por experiências de violência têm mais tendência de recorrer à violência ao longo das suas vidas. No mesmo documento, o responsável afirma que desenvolvimento económico e social equitativo depende de mecanismos legais e normas sociais que apoiem os direitos das mulheres e das crianças.
De acordo com Ki-moon, leis discriminatórias e práticas que não dão direitos iguais a todos e suprimem os direitos de mulheres e crianças, não têm lugar em famílias contemporâneas, comunidades, sociedades e nações. Numa altura em que se define a nova agenda de desenvolvimento sustentável, o secretário-geral pede união pelos direitos das mulheres e das crianças nas famílias e sociedades em geral.