Voluntários vão levar a cabo uma ação de limpeza subaquática e da orla costeira em Cascais. Os resí­duos recolhidos serão expostos para alertar a população para o problema da poluição
Voluntários vão levar a cabo uma ação de limpeza subaquática e da orla costeira em Cascais. Os resí­duos recolhidos serão expostos para alertar a população para o problema da poluição O Clean Up the atlantic 2015, uma ação de limpeza subaquática e de remoção de resíduos na orla costeira, vai realizar-se em Portugal no próximo domingo, 17 de maio. a iniciativa irá decorrer a partir das 10h00, na Praia dos Pescadores (Baía de Cascais) e junto ao Farol da Guia.

a ação é promovida pela Câmara Municipal de Cascais (CMC), em parceria com o centro de mergulho Cascais Dive e a aPPS a (associação Portuguesa de Pesca Submarina e apneia) para promover a prática de mergulho no concelho e sensibilizar a população para o combate à poluição marítima, explica a organização.

Esta é a oitava edição da iniciativa que, desde 2008, já possibilitou extrair do fundo do mar cerca nove toneladas de desperdícios como pneus, baterias, âncoras, redes de pesca, sapatos, carrinhos de bebé, entre outros materiais que lesam o ecossistema.

a limpeza subaquática está aberta a participantes com experiência em mergulho. após as duas ações de limpeza, todos os resíduos serão pesados e ficarão patentes na Baía de Cascais, para alertar a população para o problema da poluição marinha e os impactes negativos na biodiversidade marinha.