após as celebrações do 13 de maio, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai iniciar um périplo pelas dioceses portuguesas
após as celebrações do 13 de maio, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai iniciar um périplo pelas dioceses portuguesas a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima inicia na próxima quarta-feira, durante as celebrações do 13 de maio, uma peregrinação de 12 meses pelas dioceses portuguesas, no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das aparições. a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma nota a propósito desta iniciativa, na qual motiva as dioceses a acolher de forma calorosa a visita da imagem peregrina, que decorre até maio de 2016.
Os bispos portugueses acreditam que esta é uma oportunidade para que Portugal possa ver a força de uma Igreja em saída, que quer ir ao encontro de todos. Para os prelados, a Mensagem de Fátima é plenamente conforme ao Evangelho de Jesus Cristo e contém todos os elementos constitutivos do cristianismo. Daí que ela esteja no coração da Igreja, destaca a CEP, recordando as peregrinações dos Papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI à Cova da Iria.
a imagem que vai andar pelo país foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em 2003, e percorreu o mundo na década de 50 do século XX. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, espera que esta grande peregrinação festiva seja uma forte experiência de fé.
No âmbito deste projeto, o Santuário de Fátima preparou vários materiais de apoio que disponibilizou às dioceses, tendo em vista a preparação dos momentos da visita da imagem. Depois de deixar o Santuário, a imagem peregrina fará o seguinte percurso por Portugal: Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, aveiro, açores, Porto, Leiria-Fátima.