Os santuários de Fátima e aparecida (Brasil) são visitados todos os anos por um total de 17 milhões de peregrinos. ambos têm recintos para acolher entre 200 a 300 mil fiéis numa só celebração
Os santuários de Fátima e aparecida (Brasil) são visitados todos os anos por um total de 17 milhões de peregrinos. ambos têm recintos para acolher entre 200 a 300 mil fiéis numa só celebraçãoO Santuário de aparecida é considerado o maior templo mariano do mundo e acolhe uma média de 12 milhões de peregrinos por ano. Estende-se por uma área superior a 1,3 milhões de metros quadrados e fica no eixo entre duas das mais importantes cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.
a Basílica de aparecida, onde está guardada a imagem da padroeira, tem capacidade para acolher 30 mil devotos, em torno do altar central. Já o recinto exterior está habilitado para receber 300 mil peregrinos numa só celebração.
administrado desde 1894 pelos Missionários Redentoristas, o santuário brasileiro conta com mais de 1. 700 colaboradores e já foi visitado por três Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco. O dia mais significativo é o 12 de outubro, data em que se assinala o Dia de Nossa Senhora aparecida, a grande manifestação de fé do povo brasileiro.
Em Portugal, o Santuário de Fátima recebe a visita anual de cerca de cinco milhões de pessoas. as celebrações que reúnem mais peregrinos na Cova da Iria costumam ser as de 12 e 13 de maio, com participações que chegam a atingir os 300 mil crentes. Seguem-se as peregrinações internacionais aniversárias de agosto e outubro, que normalmente levam a Fátima muitos milhares de devotos.
O recinto da oração também já foi pisado por três Papas: Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, com a particularidade do Pontífice polaco ter visitado o local das aparições de Nossa Senhora por três vezes. as grandes celebrações ocorrem ao ar livre, mas do complexo do santuário faz parte agora a Basílica da Santíssima Trindade, que tem capacidade para 9. 000 lugares sentados.