as Festas do Senhor Santo Cristo mobilizam os cristãos açorianos durante os seis dias dos festejos, e também na sua preparação. Este ano, deverão ser instaladas 166 mil lâmpadas na fachada do Santuário da Esperança e nas áreas envolventes
as Festas do Senhor Santo Cristo mobilizam os cristãos açorianos durante os seis dias dos festejos, e também na sua preparação. Este ano, deverão ser instaladas 166 mil lâmpadas na fachada do Santuário da Esperança e nas áreas envolventesas maiores celebrações religiosas do arquipélago dos açores, consideradas das mais importantes de Portugal, fazem-se em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, e iniciam sexta-feira, 8 de maio, em Ponta Delgada.com o tema Fé: confiança no caminho da Salvação, as festividades serão presididas por Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga.
Os preparativos da festa, que este ano implicam a montagem de 166 mil lâmpadas na fachada do Santuário da Esperança e nas zonas circundantes, estão a envolver dezenas de cidadãos, muitos deles desempregados. Humberto Moniz, encarregado dos preparativos, disse, em declarações ao portal Igreja açores, que a crise e o desemprego que atinge muitas famílias tem levado a uma grande procura por este tipo de trabalho.
Geralmente, os eletricistas e carpinteiros até vêm para cá de férias. E ficam cá entre três semanas a um mês. Os ajudantes ficam 15 dias. Entram uns, saem outros, é para dar um bocadinho a todos, explicou o responsável. as celebrações religiosas e as atividades lúdicas e culturais decorrem até dia 14, com destaque para domingo, dia em que sairá à rua a procissão solene do Senhor Santo Cristo, que percorrerá as principais artérias da cidade de Ponta Delgadadurante cerca de quatro horas.