a Secretaria de Estado da alimentação e Investigação agroalimentar e a sociedade civil lançaram o projeto «Pra-to» para promover as boas práticas no combate ao desperdí­cio alimentar
a Secretaria de Estado da alimentação e Investigação agroalimentar e a sociedade civil lançaram o projeto «Pra-to» para promover as boas práticas no combate ao desperdí­cio alimentarO projeto Pra-to foi lançado esta semana em Lisboa com o objetivo de implementar modelos de boa gestão no combate ao desperdício alimentar. No âmbito deste novo projeto foi já lançado um concurso que vai premiar o que de melhor se faz no país no combate ao desperdício alimentar em cinco áreas: iniciativa de mobilização, melhores práticas, voluntariado, receita das sobras ou comunidade alimentar sustentável.
Os interessados podem enviar as suas candidaturas até ao próximo dia 10 de junho. Os critérios de avaliação da candidatura divergem de acordo com a categoria, mas a originalidade e a criatividade da iniciativa e ação no combate ao desperdício alimentar é comum a todas.
É essencial combater e comprometermo-nos numa realidade menos positiva que se encontra presente no nosso quotidiano, mas o envolvimento organizado, estruturado, coordenado e comprometido de todos são o garante do sucesso da estratégia que definimos em conjunto rumo ao desperdício zero, disse Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da alimentação e da Investigação agroalimentar, na cerimónia de apresentação.
De acordo com a organização da iniciativa, estão outras ações previstas, das quais se evidenciam aquelas que são direcionadas aos mais novos, principalmente através de ações de promoção, sensibilização e educação para o problema do desperdício alimentar. O projeto Pra-to é uma iniciativa da Secretaria de Estado da alimentação e Investigação agroalimentar e da sociedade civil.