Música, curtas-metragens, teatro de sombras, uma exposição sobre liberdade religiosa e um desafio fotográfico vão marcar mais uma edição do «Fátima Jovem»
Música, curtas-metragens, teatro de sombras, uma exposição sobre liberdade religiosa e um desafio fotográfico vão marcar mais uma edição do «Fátima Jovem» a Peregrinação Nacional de Jovens a Fátima, também conhecida como Fátima Jovem, está agendada para os próximos dias 2 e 3 de maio. a iniciativa anual é promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e terá lugar no auditório do Centro Pastoral Paulo VI. ao longo destes dois dias, os participantes vão ter a oportunidade para frequentar momentos de formação e debate, oração e reflexão, partilha e animação sobre a mensagem de Jesus através das artes, indicam os responsáveis pelo encontro, em comunicado.
a peregrinação arranca com o acolhimento, seguindo-se a música de Sebastião antunes. além disso, é esperada a confirmação de um jovem talento nacional, revelam. ao final da tarde vão estar em exibição curtas-metragens. Para este momento, o DNPJ conta com a colaboração da argumentista Inês Leitão e de um dos organizadores do 1. º Festival Internacional de Cinema do Minho, o Flumenfest, que vão apresentar um diálogo entre o cinema e os valores humanos, lê-se no comunicado.
a noite do primeiro dia do encontro encerrará com o grupo jovens Levanta-te (paróquia da amora, diocese de Setúbal) que vai dar um espetáculo intenso e deslumbrante de teatro de sombras onde transmitem a mensagem cristã. Os participantes vão ainda ter a possibilidade para visitar uma exposição sobre liberdade religiosa, que resulta de uma colaboração com a Fundação ajuda à Igreja que Sofre, e que será um meio para importante para alertar e consciencializar os jovens para este problema e a realidade dos cristãos em muitas zonas do mundo em pleno século XXI.
através da iniciativa Novos Olhares, o DNPJ volta a desafiar os jovens a captar todos os momentos deste encontro com novas perspetivas, realidades, momentos, paisagens ou passagens, participando com 15 fotografias. Felizes, como Maria a cheia de graça é o lema que dominará a iniciativa, que é uma das etapas da grande peregrinação à Jornada Mundial de Juventude de 2016 na Cracóvia, Polónia. a Peregrinação de Jovens insere-se também no programa oficial do Santuário de Fátima.