O presidente da República vai galardoar personalidades e instituições ligadas à solidariedade, como o padre Lino Maia ou a associação da Creche de Braga
O presidente da República vai galardoar personalidades e instituições ligadas à solidariedade, como o padre Lino Maia ou a associação da Creche de BragaNo Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações, comemorado esta quarta-feira, 29 de abril, aníbal Cavaco Silva, presidente da República Portuguesa, vai agraciar personalidades e instituições de Solidariedade Social com a Ordem do Mérito durante uma cerimónia no Palácio de Belém, a partir das 11h30.
Neste evento será distinguido com o grau de grande-oficial o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS). O diácono albino Martins e a sua esposa, Cláudia Martins, vão receber a medalha do grau de oficial da Ordem do Mérito, que tem o propósito de galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.
Cavaco Silva vai também agraciar, com o grau de comendador, alfredo augusto Castanheira Pinto, provedor da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, antónio José Martins Lopes, provedor da Misericórdia da Golegã, Luís Villas-Boas, diretor do Refúgio aboim ascensão e Manuel José Cardoso Matias, presidente da Cooperativa Pelo Sonho é que Vamos.
Com o título de Membro Honorário, serão condecoradas seis instituições, entre elas a associação da Creche de Braga, criada para apoiar crianças carenciadas e órfãs. Outra das instituições distinguidas é as Florinhas do Vouga, da diocese de aveiro, que presta serviços de apoio à população mais desfavorecida.
aníbal Cavaco Silva vai também galardoar a Obra Diocesana de Promoção Social, do Porto. a homenagem estende-se também à associação Popular de apoio à Criança, da Póvoa de Santa Iria, ao Centro de assistência Social Lucinda anino dos Santos, de Lagos, e aos Lares da Boa Vontade, de Carcavelos.