apoiar pessoas sem abrigo e sensibilizar para o problema das crianças-soldado são alguns dos projetos que os institutos religiosos querem desenvolver e que estão em discussão em Fátima
apoiar pessoas sem abrigo e sensibilizar para o problema das crianças-soldado são alguns dos projetos que os institutos religiosos querem desenvolver e que estão em discussão em FátimaOs superiores dos institutos religiosos estão reunidos em Fátima até esta terça-feira, 28 de abril, no âmbito da 20. º assembleia da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). Neste encontro, os responsáveis portugueses estão a analisar e a debater os problemas ou necessidades dos portugueses, assim como o papel dos seus institutos em Portugal, mas também em tantos outros países do mundo onde estão presentes.

Entre outros temas, está em reflexão uma nova abordagem ao drama vivido pelos sem-abrigo em Portugal. Para apoiar estes cidadãos, nomeadamente aqueles que habitam em dois prédios inacabados, situados em Vila Franca de Xira, os institutos religiosos portugueses querem lançar o projeto Casa do Nicodemos, também denominado de Quilómetro 24, com o apoio das próprias pessoas que habitam nesses espaços, explicou artur Teixeira, presidente da CIRP, em declarações à Fátima Missionária.

aqueles dois prédios enormes têm vidas lá. Estamos a procurar responder dando ajuda, capacitando, fazendo o que está ao nosso alcance. Nós e muitas instituições, sobretudo aquelas que trabalham com pessoas sem abrigo. Procuramos ver se conseguimos dar uma resposta concreta em que eles são protagonistas da sua transformação. Temos vindo a entrar lá, a estabelecer relações, a perceber aquelas vidas concretas e, nesse sentido, não queríamos ficar simplesmente com uma presença pontual. Queríamos que fosse algo mais sistemático, com eles a participar no processo desde o princípio. Já partilhámos com alguns deles este projeto, disse o sacerdote.

Para sensibilizar em Portugal e para atuar além fronteiras, os líderes de institutos religiosos pretendem lançar um outro projeto que foca o drama vivido pelas crianças soldado. Transformar armas em brinquedos é o nome desta iniciativa. O objetivo passa por sensibilizar as comunidades escolares em Portugal, para que depois seja possível alguma intervenção já mais concreta, sobretudo onde faz mais sentido.como sabemos, somos dos maiores produtores de armas e nunca podemos dizer que não temos nada a ver com isto, que não temos nada a ver com a legislação sobre esta matéria, disse.

Um terceiro projeto em discussão diz respeito ao apadrinhamento de consagrados na República Democrática do Congo, onde existem muitas vocações religiosas, muita gente nos institutos, mas onde não há uma capacidade real, sobretudo local, para garantir a formação. através desta iniciativa, pretende-se ajudar religiosos e religiosas que vivem naquele país africano, mas também leigos comprometidos, a terem uma formação académica melhor, de modo a que consigam das respostas à Igreja local. Todos temos compromissos internacionais porque somos congregações com presença em muitos lugares do mundo, reforçou artur Teixeira.