O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal acredita que a deslocação de Francisco a Portugal poderá «ajudar muitas pessoas nos seus itinerários» de vida
O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal acredita que a deslocação de Francisco a Portugal poderá «ajudar muitas pessoas nos seus itinerários» de vida a visita do Papa Francisco a Fátima, para comemorar o centenário das aparições, em 2017, pode dar alento a muitos portugueses, acredita artur Teixeira, presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). Certamente que a vinda dele pode ajudar muitas pessoas nos seus itinerários, nos seus ritmos, nas suas razões e, sobretudo, na sua consciência, de modo a perceberem se é ou não o momento de se aproximarem de Deus, se é momento ou não para darem mais importância ao que realmente é importante, considera o sacerdote.

Para o religioso, a deslocação do Santo Padre a Portugal pode ser uma forma de chegar aos cidadãos mais afastados da vida da Igreja. a visita pode ou não ser quase como um trampolim’ para se aproximar de outras pessoas com quem tem tido mais dificuldades, disse artur Teixeira, em declarações à Fátima Missionária.

O presidente da CIRP considera que a visita do Sumo Pontífice a Portugal poderá desencadear diversas manifestações no país. Certamente proporcionará encontros, gestos muito concretos também de compromisso para um mundo diferente porque ele quando está, quando fala, quando convida, quando abraça, quando vem ao nosso encontro, não é para nos deixar no mesmo lugar, sublinhou.

O responsável prevê ainda que este acontecimento seja bem assinalado pelos portugueses, também devido ao forte carisma do Sumo Pontífice.com o Papa Francisco, com todo este entusiasmo que vem gerando na nossa Igreja e na nossa sociedade, pela credibilidade, pelas suas palavras, mas, sobretudo, pela sua vida, pelas suas atitudes, estou em crer que será um momento bem preparado, bem aproveitado e depois bem festejado com ele ao nosso lado, frisou.

À margem da assembleia da CIRP que iniciou em Fátima esta segunda-feira, 27, artur Teixeira disse que a confirmação da visita do Papa a Portugal é um motivo de muita alegria para si, mas também para todos os portugueses e para todos quantos partilham esta mesma pátria. Para o presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, o exemplo de Francisco mexe verdadeiramente com os cidadãos, sejam ou não católicos. a intenção de marcar presença na Cova da Iria para celebrar o Centenário das aparições foi revelada pelo Papa ao bispo de Leiria-Fátima, antónio Marto, durante uma audiência privada em Roma, no passado fim de semana. O prelado, que entregou ao Pontífice uma oferta monetária do Santuário de Fátima para ajuda aos pobres, agradeceu a Francisco a nova etapa de alegria e frescura que o seu pontificado veio trazer à Igreja.