a iniciativa #somostodospessoas pede que todos os portugueses «coloquem nas suas janelas um pano branco ou usem uma peça de roupa branca», como demonstração de solidariedade para com as vítimas dos naufrágios no Mediterrâneo
a iniciativa #somostodospessoas pede que todos os portugueses «coloquem nas suas janelas um pano branco ou usem uma peça de roupa branca», como demonstração de solidariedade para com as vítimas dos naufrágios no MediterrâneoVárias organizações da Igreja Católica lançaram a iniciativa #somostodospessoas como afirmação de solidariedade para com as vítimas dos naufrágios no Mediterrâneo. Neste âmbito, apelam a todos os portugueses para que, no próximo domingo, 26 de abril, coloquem nas suas janelas um pano branco ou usem uma peça de roupa branca e se unam, em oração ou num minuto de silêncio, aos milhares de pessoas que se sentem solidárias com todos os que buscam uma vida melhor para si e para as suas famílias e partem diariamente das suas terras na procura legítima de melhores condições de vida.

além disso, em todas as eucaristias celebradas nesse dia, será incluída uma prece no momento da Oração dos Fiéis, rogando a Deus que nos ajude a construir uma só família humana, explicam os promotores da ação de sensibilização, em comunicado. Este ano, mais de 1500 pessoas morreram no Mar Mediterrâneo, um número 50 vezes superior ao ano anterior, na procura das mais básicas condições para a sua sobrevivência.

as organizações da Igreja Católica lembram que todos são pessoas como nós que se vêm obrigadas a fugir do seu país porque vivem situações que ferem gravemente a sua dignidade e colocam em risco a sua sobrevivência e das suas famílias. acreditamos que a União Europeia pode e deve fazer mais por cada uma destas pessoas, nomeadamente, olhando de forma diferente para os seus países de origem, referem. as organizações pedem medidas que ultrapassem a excessiva preocupação securitária e de controlo de fronteiras e que se pensem alternativas de maior humanização.

Estão envolvidas nesta iniciativa a agência Ecclesia, Cáritas Portuguesa, Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Nacional Justiça, Paz e Ecologia dos Religiosos, Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Fundação ajuda à Igreja que Sofre, Obra Católica Portuguesa de Migrações, Rádio Renascença, Serviço Jesuíta aos Refugiados e Sociedade de São Vicente de Paulo.