a autarquia de Lisboa criou um roteiro com informações práticas como a localização de hospitais ou lojas do cidadão para apoiar os imigrantes que chegam à cidade

a autarquia de Lisboa criou um roteiro com informações práticas como a localização de hospitais ou lojas do cidadão para apoiar os imigrantes que chegam à cidade
a cidade de Lisboa tem agora um roteiro dirigido aos imigrantes. Criado pela autarquia da capital portuguesa, o guia contém informações e contactos de serviços como conservatórias e registos, finanças, lojas do cidadão, centros de saúde, hospitais públicos, locais de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), embaixadas/consulados, esquadras da Polícia de Segurança Pública (PSP) e, entre outros, Juntas de Freguesia.
O documento estará inicialmente disponível em formato impresso e também online, em inglês e português, sendo que esta última versão se destina a quem dá informação a terceiros, como técnicos do município, de associações e das Juntas de Freguesia. Contudo, a Câmara Municipal pretende que o roteiro venha a estar disponível noutras línguas, como chinês, francês e crioulo, pelo que está a estabelecer contactos com embaixadas de outros países para fazer a tradução, disse o vereador dos Direitos Sociais do município de Lisboa, João afonso, à agência Lusa.
a quantidade de estrangeiros em Lisboa passou de 43. 527, em 2008, para 46. 426, em 2013, um aumento que contrariou a tendência nacional. a população imigrante é responsável por 20 por cento dos nascimentos na cidade. Segundo o diagnóstico da autarquia, as cinco nacionalidades mais representativas em 2013 (face a 2008) eram as do Nepal, China, Bangladesh, Itália e Roménia.