No Dia da Terra, o secretário-geral da ONU propõe atitudes simples, como usar lâmpadas de eficiência energética ou comprar apenas o necessário em prol de um consumo sustentável
No Dia da Terra, o secretário-geral da ONU propõe atitudes simples, como usar lâmpadas de eficiência energética ou comprar apenas o necessário em prol de um consumo sustentávelO Dia Mundial da Terra é comemorado esta quarta-feira, 22 de abril. Para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou um comunicado para recordar que todas as pessoas dependem dos recursos naturais do planeta. O responsável recorda a importância do ar, da água, do solo fértil e de outros presentes incontáveis que a Terra oferece. De acordo com Ban Ki-moon, essa dependência é tanta que chega a ser surpreendente ter permitido que o desenvolvimento deteriorasse um sistema tão frágil.
Depois de lembrar problemas como a poluição, escassez de recursos, extinção de espécies da fauna e da flora, o secretário-geral da ONU pede que se altere a forma de tratar o planeta. No Dia da Terra, o responsável apela a todos que tomem consciência dos impactos das suas escolhas diárias e pensem sobre quais serão os reflexos desses impactos nas próximas gerações.
Ki-moon frisa, segundo a Rádio ONU, que nem todas as pessoas podem fazer escolhas sustentáveis. Contudo, para aqueles que podem, o secretário-geral das Nações Unidas sugere atitudes simples, como usar lâmpadas de eficiência energética ou comprar apenas o necessário para o consumo. Segundo o responsável, quando atitudes assim são multiplicadas o mundo pode mudar. Ban Ki-moon acredita que a comunidade global tem a oportunidade de fazer de 2015 o ano da transformação da história humana, ano em que serão definidos os objetivos para o futuro sustentável do planeta.