O projeto «Caminhos de Fátima» contempla um troço oficial para os peregrinos que se deslocam a partir do norte do país. O novo itinerário vai dar segurança, conforto e apoio aos fiéis
O projeto «Caminhos de Fátima» contempla um troço oficial para os peregrinos que se deslocam a partir do norte do país. O novo itinerário vai dar segurança, conforto e apoio aos fiéis Foi formalizado um acordo de colaboração para a criação de um primeiro troço oficial para peregrinos a pé entre Gaia e a Cova da Iria, no âmbito do projeto Caminhos de Fátima. O objetivo passa por melhorar as condições de peregrinação a pé até ao Santuário de Fátima. O traçado oficial permitirá afastar os peregrinos das estradas e itinerários nacionais com maior movimentação de trânsito automóvel.

a proposta de percurso contempla agora 96 por cento do traçado fora da estrada nacional, com um acréscimo de oito por cento na distância (16 quilómetros). Isto significará uma inversão do que acontece atualmente, em que a maior parte do percurso se realiza por estradas e itinerários nacionais.

a proposta de percurso foi dada a conhecer a semana passada. Na ocasião, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, disse que o projeto é acarinhado pela instituição, porque interessa ao Santuário o bem-estar dos peregrinos. O sacerdote felicitou também o facto de o prazo limite para a execução deste caminho ter como horizonte o ano de 2017, o do centenário das aparições.

Segundo Cristina azevedo, coordenadora desta ação, o objetivo principal é conseguir-se um caminho oficial, seguro e confortável. Pretendemos honrar uma tradição que tem mais de 90 anos e dar condições de maior segurança e apoio aos peregrinos que fazem esta experiência da peregrinação a pé, disse. Numa fase posterior será feita uma candidatura a fundos comunitários, para apoio nas várias linhas de ação, nomeadamente em termos da realização de obras em diferentes partes do percurso e para apoio à divulgação.

Outra das fases do processo é a certificação do percurso como Itinerário Cultural Europeu, junto do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais. Esta instituição da União Europeia certifica um conjunto de itinerários considerados fundamentais para a construção da identidade europeia. O Caminho de Santiago foi o primeiro a ser certificado e entendemos que não há uma diferença fundamental do ponto de vista cultural entre os Caminhos de Santiago e o de Fátima, portanto, obter essa certificação é um passo absolutamente necessário, referiu Cristina azevedo, segundo os serviços de comunicação do Santuário.