a exposição «Salta» é constituída por sapatos com flores plantadas pelos sem-abrigo e pode ser apreciada na estação de metro dos aliados, na cidade do Porto
a exposição «Salta» é constituída por sapatos com flores plantadas pelos sem-abrigo e pode ser apreciada na estação de metro dos aliados, na cidade do PortoQuinze pessoas sem-abrigo integraram um projeto pioneiro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para adquirir aptidões básicas de integração no mercado de trabalho. a iniciativa deu origem a Salta, uma exposição formada por um conjunto de sapatos com flores plantadas pelos sem-abrigo. a mostra pode ser conhecida na estação de metro dos aliados, no Porto, até à próxima segunda-feira, 20 de abril.
O calçado, que serve de metáfora a uma pegada na terra, está agora exposto para mostrar as vontades daqueles que quiseram dar um pulo na vida e dar um passo para a frente, destacou um dos representantes da Plataforma + Emprego, uma das associações convidadas pelo IEFP para o projeto. Esta exposição é somente um dos resultados finais porque o principal objetivo do projeto consistia em retirar estas pessoas da rua para que, ao integrarem este curso, conseguissem sentir-se motivadas e cumprir horários, adiantou.
Para Rui Valente, diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, o objetivo deste projeto-piloto é estimular a capacidade de integração no mercado de trabalho, incrementando competências técnicas e comportamentais que se revelam fundamentais nestes grupos de pessoas. Pretendíamos ver até que ponto, por via de um processo de formação profissional não muito convencional, é que conseguíamos pegar num público com características muito particulares e específicas e dar-lhe algumas competências de empregabilidade, disse Rui Valente, em declarações à agência Lusa.