Dados do gabinete de estatí­stica europeu revelam que a média de quilos de lixo produzido por cada habitante da zona comunitária diminuiu
Dados do gabinete de estatí­stica europeu revelam que a média de quilos de lixo produzido por cada habitante da zona comunitária diminuiuCada cidadão residente em Portugal gerou, em média, 440 quilogramas (kg) de lixo municipal em 2013, revelam dados divulgados na última semana pelo Eurostat, num relatório sobre os resíduos municipais. De acordo com o documento, a totalidade do lixo gerado por cada português recebeu tratamento.
a média de lixo produzida por cada português não se encontra afastada da média europeia, que se situou naquele ano em 481 kg por cada habitante da União Europeia (UE). Destes 481 kg de lixo gerados em média por cada cidadão europeu, 470 kg receberam tratamento. Entre os Estados-membros da UE, a Dinamarca foi o país que mais lixo gerou por pessoa, cerca de 747 kg. O Estado que menos resíduos por habitante produziu foi a Roménia, com uma média de 272 kg.
Os dados do gabinete de estatística europeu indicam que a média de quilos de lixo gerado por cada habitante da zona comunitária diminuiu 8,7 por cento em 2013, quando equiparado com o pico alcançado em 2002, com 527 kg por pessoa. No documento é ainda referido que desde 2007, a produção de lixo municipal por cada cidadão tem abrandado para valores abaixo dos registados em meados da década de 1990.