Mais de quatro milhões de esterilizações forçadas foram realizadas na Índia em 2013 e 2014, muitas delas num ambiente médico que não cumpria as normas mais básicas de higiene
Mais de quatro milhões de esterilizações forçadas foram realizadas na Índia em 2013 e 2014, muitas delas num ambiente médico que não cumpria as normas mais básicas de higiene a liberdade e a dignidade das mulheres indianas continuam a ser espezinhadas. Em 2013 e 2014 foram realizadas mais de quatro milhões de esterilizações forçadas no país. No estado de Bilaspur, a morte de algumas mulheres devido às condições precárias de saúde nas quais são realizadas estas cirurgias foi já motivo de grande contestação, informa a agência Fides.

De acordo com fontes locais, um só cirurgião teria esterilizado 83 mulheres em poucas horas, num ambiente médico privado das normas mais básicas de higiene. as autoridades de saúde locais explicaram que após as cirurgias foram administrados antibióticos alterados, que consequentemente, provocaram a morte de várias pacientes. as campanhas de esterilização forçadas de massa são promovidas com a intenção de deter o crescimento demográfico no país.