No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, a diretora-executiva do Programa Mundial de alimentos realça que «dar poder às mulheres é dar poder ao mundo»
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, a diretora-executiva do Programa Mundial de alimentos realça que «dar poder às mulheres é dar poder ao mundo»Numa mensagem para o Dia Internacional da Mulher, assinalado este domingo, 8 de março, Ertharin Cousin, diretora-executiva do Programa Mundial de alimentos (PMa), destaca que dar poder às mulheres é dar poder ao mundo. Segundo a responsável, as raparigas e mulheres que recebem apoio e força vão ter condições para alcançar o maior objetivo do PMa: um mundo com Fome Zero.
Ertharin Cousin destaca um estudo feito pela agência em 2014, que revelou que nos países mais pobres do mundo as mulheres têm menos da metade do tempo que os homens têm para descansar. Os investigadores apontam que, por exemplo, às 07h00, quando os homens acordam para tomar o pequeno-almoço, as mulheres já estão a trabalhar há duas horas para preparar a comida e preparar as crianças.
a diretora-executiva do PM a realça que só será possível alcançar a fome zero’ quando mulheres, raparigas, homens e rapazes tiverem oportunidades iguais, o mesmo acesso a recursos e voz ativa constante nas decisões.
Já os responsáveis pelo Banco Mundial destacam que 2015 é o ano da ação em relação à igualdade de géneros. Caren Grown, diretora sénior para o género, recorda uma área em que o progresso ainda não chegou, apesar do crescimento económico e reformas políticas: é o caso da oportunidade económica em mercados de trabalho, para dirigir empresas e no controlo de bens de produção, como a posse de terras ou de uma habitação.