Os responsáveis pela Cáritas de Portimão lançaram um projeto de cantina social depois de assistirem a um aumento do número de pessoas carenciadas na região
Os responsáveis pela Cáritas de Portimão lançaram um projeto de cantina social depois de assistirem a um aumento do número de pessoas carenciadas na regiãoDevido ao aumento gradual do número de pessoas desfavorecidas, a Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão lançou um projeto de cantina social. atualmente, a organização encontra-se a apoiar cerca de 200 famílias e 700 pessoas que passam por dificuldades económicas devido ao desemprego. Segundo Manuela Santos, presidente da instituição católica, muitas pessoas nem sequer têm a possibilidade de pagar o gás e confecionar as suas próprias refeições.
Instalada no espaço de um antigo restaurante, comprado pela paróquia por cerca de 50 mil euros, a cantina está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 18h00 e as 19h00. O espaço conta com o trabalho de três cozinheiros e mais de duas dezenas de voluntários que ajudam na receção e gestão dos alimentos oferecidos, na confeção das refeições e na sua distribuição.
Uma parceria com a junta de freguesia e com os bombeiros locais permitiu já à Cáritas portimonense levar a comida a casa de quem não tem condições para se deslocar, principalmente pessoas mais idosas, disse Manuela Santos, em declarações à agência Ecclesia. Nessas visitas ao domicílio, são ainda dados alguns cuidados de saúde. Só em 2014, a Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão deu mais de 67 toneladas de alimentos, seis mil peças de roupa, entre outras ajudas.