Cinquenta mil pessoas morrem anualmente devido à água contaminada e a condições higiénicas e sanitárias precárias na Indonésia
Cinquenta mil pessoas morrem anualmente devido à água contaminada e a condições higiénicas e sanitárias precárias na Indonésia a grave contaminação das águas dos rios, causada pelos resíduos domésticos e industriais na província indonésia de West Java, de modo especial em Ciliwung e Citarum, está a ameaçar a saúde de pelo menos cinco milhões de pessoas que vivem nas suas margens, alertam autoridades governamentais e especialistas, citados pela agência Fides.

as precárias condições higiénicas provocam todos os anos a morte de 50 mil pessoas na Indonésia devido a águas não tratadas contaminadas por seis milhões de toneladas de resíduos. De acordo com a KRuHa, que reúne mais de 30 organizações não governamentais (ONG) indonésias e que se ocupa do acesso seguro à água potável, nenhum dos rios da capital é seguro para o uso humano.

a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que anualmente, na Indonésia, morrem de diarreia mais de 20 mil crianças com menos de cinco anos de idade. Dengue e malária, doenças disseminadas por mosquitos que proliferam em águas paradas, representam mais de três por cento de todas as mortes infantis. atualmente, o Ministério do ambiente está a lançar campanhas educativas para aumentar a consciência sobre os riscos das águas contaminadas.