a diocese de Leiria-Fátima vai realizar a sua 84º Peregrinação Diocesana a Fátima contando com a participação de jovens e escuteiros. a jornada vai oferecer aos peregrinos momentos de oração e convívio
a diocese de Leiria-Fátima vai realizar a sua 84º Peregrinação Diocesana a Fátima contando com a participação de jovens e escuteiros. a jornada vai oferecer aos peregrinos momentos de oração e convívio a 84a peregrinação da diocese de Leiria-Fátima ao santuário da Cova da Iria realiza-se este mês, dia 22 (domingo). Este ano, a jornada vai decorrer sob o lema Com Maria fortalecer as famílias e apoiar a sua missão. O encontro inicia às 09h15, com uma Caminhada sobre a família, de quatro locais diferentes e com cinco paragens, em direção à Capelinha das aparições. Será depois feita a oração do terço, seguindo-se uma Eucaristia no recinto do Santuário de Fátima, a partir das 11h00.

Depois do convívio durante o almoço, os peregrinos vão ter a oportunidade para assistir a uma conferência sobre o tema Família, escola de afetos para a vida, conduzida por Rui alberto, sacerdote salesiano. Os fiéis podem optar também por assistir a uma encenação no Centro Paulo VI, levada a cabo por alunos do Colégio de São Miguel.

além disso, há ainda a possibilidade ver um filme sobre Fátima ou fazer uma visita guiada à exposição Neste vale de lágrimas, evocativa da aparição de Nossa Senhora em agosto de 1917. a peregrinação diocesana a Fátima encerra com a consagração a Nossa Senhora e adeus, na Capelinha das aparições.

Por sua vez, o Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) convida os jovens para uma peregrinação a pé. a concentração será a 21 de março, às 17h00, no ginásio do Seminário Diocesano de Leiria. após algumas atividades preparatórias e o jantar partilhado, inicia-se a caminhada, que terá momentos de oração, de confraternização e de trabalhos de grupo, lê-se numa nota dos serviços de comunicação diocesanos.

Também os escuteiros terão programa próprio, integrando a peregrinação no programa comemorativo do 90. º aniversário do Corpo Nacional de Escutas na diocese. assim, no sábado, 21, haverá um encontro de todos os escuteiros, pelas 18h30, no Centro Pastoral Paulo VI, onde será celebrada esta efeméride, com distribuição das insígnias comemorativas. No final da missa de domingo o bispo diocesano procederá à bênção das insígnias.