a Embaixada da Hungria e a associação Portugal – Hungria Para a Cooperação estão a organizar uma homenagem ao padre Luís Kondor e a preparar a comemoração dos 50 anos do Calvário Húngaro
a Embaixada da Hungria e a associação Portugal – Hungria Para a Cooperação estão a organizar uma homenagem ao padre Luís Kondor e a preparar a comemoração dos 50 anos do Calvário Húngaro a inauguração da estátua do padre Luís Kondor e as comemorações dos 50 anos do Calvário Húngaro vão acontecer em Fátima, a 7 de março. O programa terá início às 10h00, com uma Eucaristia na Capela de Santo Estêvão, no Calvário Húngaro. após a celebração será descerrada uma lápide alusiva à comemoração dos 50 anos do Calvário Húngaro, informam os responsáveis pela iniciativa.

Às 11h30 será feita a homenagem ao padre Luís Kondor com a inauguração da estátua da autoria do escultor Sousa araújo, na Praça Luís Kondor. Pelas 15h00, Marco Daniel Duarte, diretor dos Serviços de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, vai proferir uma conferência sobre o Calvário Húngaro, no auditório do Hotel Steyler. as cerimónias de encerramento deverão decorrer no mesmo espaço, pelas 16h00.
a homenagem ao padre Luis Kondor e a Comemoração dos 50 anos do Calvário Húngaro em Fátima, são uma iniciativa organizada pela Embaixada da Hungria e pela associação Portugal – Hungria Para a Cooperação. a cerimónia contará com a presença de János Áder, presidente das República da Hungria, do cardeal primaz da Hungria, bem como de outras individualidades civis e eclesiásticas internacionais, nacionais e locais,tais como o presidente da Câmara Municipal de Ourém,o bispo de Leiria-Fátima, Duque de Bragançae CorpoDiplomático em Portugal.
Nascido em 1928 na cidade de Csikvánd (Hungria), Luís Kondor encontrou a irmã Lúcia pela primeira vez em 1956 e no início dos anos 60foi-lhe atribuído o cargo de vice-postulador dos pastorinhos, lugar que ocupou até à sua morte, em 2009. Em 2000, o religioso conseguiu que o Papa João Paulo II se deslocasse a Fátima para beatificar os pastorinhos.