antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima, vai dedicar a nova igreja da paróquia de Marrazes, aos beatos Francisco e Jacinta Marto
antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima, vai dedicar a nova igreja da paróquia de Marrazes, aos beatos Francisco e Jacinta Marto a dedicação da Igreja dos Pastorinhos, em Marrazes, Leiria, vai realizar-se no domingo, 22 de fevereiro, pelas 15h30. a cerimónia será presidida por antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima. Este é a primeira igreja a ser dedicada aos beatos Francisco e Jacinta Marto na diocese de Leiria-Fátima e a segunda no país. Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, augusto Gomes GonçAlves, pároco de Marrazes, expôs os motivos que levaram à escolha dos Pastorinhos de Fátima.

Todos os crentes daquela zona são devotos de Nossa Senhora de Fátima, que a têm como padroeira. Sendo assim, foi-nos proposto dedicarmos aos beatos Francisco e Jacinta Marto esta nova igreja, tendo em conta que Nossa Senhora também continuará a ser padroeira daqueles crentes, disse. O religioso acolheu a proposta, também entendida como um desafio, até pela sua devoção pessoal a Nossa Senhora de Fátima.

a nova obra, cuja bênção da primeira pedra aconteceu a dia 10 de julho de 2005, é um projeto da autoria da arquiteta leiriense alexandra Cantante. Na descrição de augusto Gomes GonçAlves, é uma Igreja única, estética, simples e funcional que faz convergir toda a assembleia para o altar, tem lugar para 450 pessoas sentadas.

as imagens dos beatos e a de Nossa Senhora de Fátima, que ali ficarão à veneração dos fiéis, são da criação de Bruno Marques, e encontram-se neste momento a ser esculpidas. São de mármore de Estremoz e serão três obras de arte a valorizar esta igreja, referiu o sacerdote. Para além da igreja, a obra contempla um auditório para 370 pessoas, salas de catequese e três salas maiores para reuniões. a casa mortuária, apesar de separada da igreja, fica no complexo geral.