O cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir a uma Eucaristia que celebra o dia do fundador do escutismo. a cerimónia deverá reunir milhares de escuteiros
O cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir a uma Eucaristia que celebra o dia do fundador do escutismo. a cerimónia deverá reunir milhares de escuteirosManuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, vai presidir no domingo, 22 de fevereiro, às 11h00, a uma missa que assinala o dia do fundador do escutismo, Baden-Powell. a celebração terá lugar no Pavilhão da Escola aristides Sousa Mendes, em Póvoa de Santa Iria.
a Eucaristia é uma iniciativa do Núcleo Solarius, da Região de Lisboa, onde vão participar mais de 2000 escuteiros com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos, acompanhados por voluntários adultos e suas famílias, explica o Corpo Nacional de Escutas (CNE) num comunicado enviado à agência Ecclesia.
O escutismo nasceu de um acampamento experimental promovido pelo inglês Baden-Powell em 1907 e atualmente conta com cerca de 30 milhões de escuteiros em todo o mundo. O CNE, escutismo católico, foi fundado a 27 de maio de 1923, por Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga, e atualmente está presente em todas as dioceses portuguesas, que vão comemorar este dia a nível local, de núcleo ou regional com atividades.