Os quatro séculos da fundação do Santuário de Santuário de São Bento da Porta aberta e a sua elevação à categoria de basílica, estão na origem de um documentário que vai estrear na cidade de Braga
Os quatro séculos da fundação do Santuário de Santuário de São Bento da Porta aberta e a sua elevação à categoria de basílica, estão na origem de um documentário que vai estrear na cidade de BragaUm documentário sobre o Santuário de São Bento da Porta aberta estreia esta quinta-feira, 19 de fevereiro, às 21h00, no auditório Vita, em Braga. a sessão tem entrada livre e vai contar com a presença de Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, e será animada pelo grupo cultural Sinos da Sé de Braga. O filme foi realizado a propósito dos quatro séculos da fundação deste local de culto, situado em Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro, e a sua elevação à categoria de basílica.
Durante este ano, o Santuário de São Bento da Porta está a celebrar o 400. º aniversário da sua fundação em 1615, disse o cónego Fernando abreu, presidente da mesa administrativa da confraria, em declarações ao Diário do Minho. Segundo este responsável, está programada uma série de eventos celebrativos a propósito da referida efeméride.
Entre as iniciativas, está a produção de um documentário que será disponibilizado em formato DVD e que, de acordo com Fernando abreu, servirá de afirmação e divulgação da história, identidade e potencialidades para o turismo na região norte de Portugal e, particularmente, do santuário.