a doença de chagas, dengue e raiva fazem parte do grupo de enfermidades que atingem populações pobres. Para diminuir os casos, a OMS pede mais investimentos na área da saúde
a doença de chagas, dengue e raiva fazem parte do grupo de enfermidades que atingem populações pobres. Para diminuir os casos, a OMS pede mais investimentos na área da saúde a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou esta quinta-feira, 19 de fevereiro, um relatório sobre Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN). O grupo de 17 enfermidades abrange a doença de chagas, leishmaniose, hanseníase, conhecida como lepra, dengue e raiva. Estas doenças são chamadas de negligenciadas uma vez que atingem, sobretudo, populações mais pobres, que vivem em zonas rurais remotas ou em áreas de conflito nos países em desenvolvimento.
Para eliminar estas doenças, a agência das Nações Unidas destaca que é necessário investir no controlo dos agentes vetores e no fornecimento de água potável e de saneamento. Se foram feitos investimentos nesta área, a agência acredita que o número de pacientes possa diminuir para 200 milhões de casos até 2030.
ao lançar o relatório, a OMS afirmou, segundo a Rádio ONU, que a cobertura universal de saúde até 2030 não será alcançada caso os países falhem em mobilizar dinheiro para o combate e tratamento das DTN. algumas doenças tropicais negligenciadas podem matar, como a raiva, ou causar deficiências físicas. São 149 os países afetados pelas DTN.