O português Manuel Clemente vai prestar juramento de fidelidade e obediência ao Papa, numa celebração na basílica de São Pedro, no Vaticano
O português Manuel Clemente vai prestar juramento de fidelidade e obediência ao Papa, numa celebração na basílica de São Pedro, no VaticanoO patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, vai tornar-se no 44. º cardeal português, no próximo sábado, 14 de fevereiro, durante uma cerimónia marcada pelo juramento de fidelidade e obediência ao Papa e pela imposição dos símbolos cardinalícios: o barrete vermelho e o anel. Manuel Clemente, o segundo da lista de 15 cardeais eleitores que tomarão posse no Vaticano, passará a usar as vestes de cor vermelha, que distingue os cardeais. a cerimónia de posse dos novos cardeais terá lugar na Basílica de São Pedro, a partir das 11h00 horas locais (menos uma hora em Lisboa). Durante a tarde de sábado, Manuel Clemente estará no átrio da sala Paulo VI, junto à Basílica de São Pedro, para uma sessão de cumprimentos. Já no domingo, os novos cardeais celebrarão em conjunto com o Papa uma missa na Basílica de São Pedro.
Está ainda prevista uma receção oficial ao novo cardeal na embaixada portuguesa junto da Santa Sé, no sábado ao final do dia. a primeira celebração pública de Manuel Clemente como cardeal em Portugal está prevista para dia 18, na Sé de Lisboa. Dia 22, decorre no Mosteiro dos Jerónimos, uma cerimónia de apresentação de cumprimentos ao novo cardeal.
Em comunicado, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, saúda o novo cardeal português. a escolha de Manuel Clemente para cardeal é motivo de especial alegria para a Igreja em Portugal e, consequentemente, para o Santuário de Fátima. Congratulamo-nos com esta escolha, pela qual felicitamos Manuel Clemente, e alegramo-nos por lhe ter sido atribuída esta nova missão. Confiamos a pessoa e os trabalhos do novo Cardeal a Nossa Senhora de Fátima, para que continue, com a sua inteligência e discernimento, empenhado na renovação da Igreja, agora como colaborador próximo do Santo Padre, refere o religioso.