Cada Estado tem «a responsabilidade de garantir» que as crianças não são exploradas, «até mesmo em ambientes online», realça Marta Santos Pais, representante especial da ONU
Cada Estado tem «a responsabilidade de garantir» que as crianças não são exploradas, «até mesmo em ambientes online», realça Marta Santos Pais, representante especial da ONUO Dia Mundial por uma Internet Mais Segura é assinalado esta terça-feira, 10 de fevereiro, com representantes das Nações Unidas a pedir o combate aos abusos e explorações online contra menores. Para tornar o apelo mais abrangente, os especialistas em direitos humanos divulgaram um comunicado conjunto.
Marta Santos Pais, representante especial do secretário-geral sobre Violência contra Crianças, está entre os subscritores do documento. Para a responsável, a internet é um meio que fornece às crianças a possibilidade de aprenderem e de se expressarem. Contudo, é preciso combater os riscos, alertou, em declarações à Rádio das Nações Unidas.
De acordo com Marta Santos Pais, identificar responsáveis por abusos online pode ser difícil, mas o trauma da vítima aumenta quando imagens se tornam virais na internet. a responsável destaca que os países têm a responsabilidade de garantir que as crianças não sejam exploradas, até mesmo em ambientes online. No comunicado, os especialistas defendem que a proteção de crianças e a liberdade de expressão não podem ser vistas como metas opostas.