O 150. º aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa será comemorado com a realização de uma sessão solene, em Lisboa, reunindo voluntários e colaboradores da instituição
O 150. º aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa será comemorado com a realização de uma sessão solene, em Lisboa, reunindo voluntários e colaboradores da instituição a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) celebra 150 anos na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro. Para comemorar o aniversário, a organização vai realizar uma sessão solene, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Neste evento, a CVP vai reunir a sua rede de voluntários e colaboradores, bem como representantes da sociedade, instituições, administrações, empresas parceiras e outras entidades, que tiveram e têm um papel fundamental na sua missão.

Em comunicado, os responsáveis pela organizam destacam que objetivo da iniciativa é relembrar o seu século e meio de história, de valores, de socorro e apoio à humanidade. De acordo com Luís Barbosa, presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, foram 150 anos de adaptação às necessidades de cada tempo, curando feridas de várias guerras e desastres, e cicatrizes menos visíveis, mas igualmente profundas, causadas pela pobreza, a exclusão, a violência, o desemprego

O responsável acredita que 2015 será um ano de comemoração do passado, mas, acima de tudo, e porque esta história não acaba aqui, de projeção para o futuro. a Cruz Vermelha Portuguesa permanecerá sempre de braços abertos, junto das pessoas, procurando dar resposta aos problemas atuais e defendendo continuamente as causas da vida.

a CVP foi fundada pelo médico-militar José antónio Marques, sob a designação inicial de Comissão Provisória de Socorros a Feridos e Doentes em Tempo de Guerra. atualmente, a instituição abrange cerca de um milhão de beneficiários todos os anos.