Portimão vai ter uma cantina social para fornecer refeições a um «elevado número de pessoas carenciadas» que «passam dias sem uma refeição confecionada»
Portimão vai ter uma cantina social para fornecer refeições a um «elevado número de pessoas carenciadas» que «passam dias sem uma refeição confecionada» a Cáritas Paroquial de Portimão (algarve) vai inaugurar uma cantina social, que funcionará em regime de take away, na rua Diogo GonçAlves, junto à sua sede, no novo centro paroquial. Caberá ao bispo do algarve presidir à bênção e inauguração da cantina social, dia 22 de fevereiro, pelas 10h00.
Dar resposta ao elevado número de pessoas carenciadas que habitam no centro da cidade e que, por dificuldade económica ou incapacidade – idade ou doença -, passam dias sem uma refeição confecionada é o objetivo da nova resposta social, explica a organização da paróquia matriz de Portimão, em comunicado. a Cáritas Paroquial da matriz de Portimão pretende também organizar um grupo de voluntários que leve a refeição a casa das pessoas sozinhas que não têm possibilidade de se deslocar.
No mesmo documento, os responsáveis pela Cáritas Paroquial referem que vão fazer parcerias com os bombeiros voluntários para que essas pessoas possam ser assistidas em casa no controlo básico de saúde. Segundo os responsáveis pela iniciativa, a Junta de Freguesia de Portimão abraçou este projeto comprometendo-se na atribuição anual de um subsídio e na colaboração pontual, como tem acontecido na operacionalização do espaço.
Em 2014, a Cáritas de Portimão doou 67. 083 quilos de alimentos, em colaboração com o Banco alimentar Contra a Fome, 6. 041 peças de vestuário, e 34. 414 euros em ajudas várias, uma quantia que resulta exclusivamente dos donativos dos paroquianos.