Este ano, a renúncia quaresmal feita em algumas dioceses portuguesas será destinada aos Centros de Recuperação Nutricional na Guiné-Bissau
Este ano, a renúncia quaresmal feita em algumas dioceses portuguesas será destinada aos Centros de Recuperação Nutricional na Guiné-Bissau a Fundação Fé e Cooperação (FEC) sugeriu às dioceses portuguesas que a renúncia da Quaresma fosse atribuída aos Centros de Recuperação Nutricional (CRN) na Guiné-Bissau. O desafio foi aceite. Seis dioceses estão confirmadas – Bragança-Miranda, Guarda, Lamego, Viseu, Setúbal e algarve – mas ainda pode haver alguma de última hora, disse Susana Refega, diretora executiva da FEC.

Os 25 CRN são um projeto da Cáritas guineense com âmbito nacional que acolhem mais de 60 mil crianças, dez mil famílias e 320 comunidades por ano, chegam a zonas isoladas e rurais, e precisam do reforço de equipamentos, infraestruturas e formação, explicou a diretora executiva da fundação, em declarações à agência Ecclesia.

a FEC já apoia estes centros através de formação aos diretores, enfermeiros num total de 75 pessoas, recordou Susana Refega. Nas dioceses portuguesas é habitual as renúncias serem encaminhadas para apoiar projetos da Igreja noutros países lusófonos, uma característica solidária que a responsável destaca, apesar da falta de coordenação.