Um grupo de investigadores criou o Observatório para as Condições de Vida, para analisar como vive a população portuguesa

Um grupo de investigadores criou o Observatório para as Condições de Vida, para analisar como vive a população portuguesa

Vários investigadores de diferentes áreas criaram o Observatório para as Condições de Vida (OCV). O objetivo é analisar como vivem os cidadãos, numa altura em que um quarto da população portuguesa vive abaixo do limiar da pobreza.
a ideia é tentar compreender melhor o que se passa com as populações, a forma como vivem, como se encontra a saúde e a sua qualidade de vida, explicou ana Rajado, investigadora, em declarações à agência Lusa.
De acordo com a responsável, o projeto reúne investigadores de áreas diversas do conhecimento e de várias instituições que desejam estudar as questões relacionadas com o trabalho, saúde, educação, habitação, estado social, segurança social e a dinâmica de populações.
Isabel do Carmo, endocrinologista e uma das fundadoras do projeto, destacou que, antes de tudo, é necessário considerar que a saúde não depende só dos cuidados de saúde. Depende das condições em que as pessoas vivem.
ana Rajado realçou que um dos objetivos do observatório é criar um indicador de bem-estar para tentar compreender qual é o mínimo necessário para as pessoas viverem com alguma qualidade e, sobretudo, com saúde.