ao longo de um ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima percorrerá as dioceses portuguesas. O périplo terá início no próximo mês de maio
ao longo de um ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima percorrerá as dioceses portuguesas. O périplo terá início no próximo mês de maioDepois de terminar a visita aos mosteiros de clausura em Portugal, a imagem da Virgem Peregrina de Fátima retomará novo périplo em maio de 2015, para um ano de visita às dioceses portuguesas, revelam os responsáveis pelo santuário mariano, em comunicado. a imagem peregrina regressou à Cova da Iria na noite da última segunda-feira, 2 de fevereiro, após quase nove meses em que percorreu os mosteiros de clausura em Portugal. a peregrinação pretendeu envolver as comunidades contemplativas na celebração do centenário das aparições de Fátima e pedir-lhes oração pelo bom fruto espiritual das várias atividades de preparação e celebração do mesmo Centenário, explicou Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, depois da receção da imagem.
Num memorando disponibilizado online, antónio Valinho, secretário da reitoria, destaca alguns pormenores desta peregrinação. a visita fez-se com a primeira imagem da Virgem Peregrina, que desde 1947 já percorreu o mundo por diversas vezes e cujas viagens foram sempre relatadas como acontecimentos extraordinários, de multidões imensas, de júbilo, de lágrimas, de conversão, refere.

a visita às comunidades de clausura teve início no dia 12 de maio de 2014. Neste período, foram visitadas as 35 comunidades de clausura existentes em Portugal. No total, a imagem peregrina percorreu 3. 582 quilómetros. a imagem esteve uma semana em cada comunidade, com chegada e partida à segunda-feira. Houve apenas duas paragens, por altura das festas natalícias e numa outra ocasião. Nessas alturas, a imagem foi recolhida para o Santuário de Fátima, recorda o responsável. O transporte, a entrega e a recolha da imagem esteve a cargo do Santuário de Fátima. Em alguns momentos, Carlos Cabecinhas acompanhou a delegação encarregue desta responsabilidade.