Os lagos e rios são fundamentais para a subsistência de milhões de pessoas, alerta a Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura
Os lagos e rios são fundamentais para a subsistência de milhões de pessoas, alerta a Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura a pesca em águas continentais, lagos, rios e córregos, fornece peixes e água doce a milhões de pessoas, mas precisa de melhor gestão. Só assim será possível salvaguardar dietas saudáveis e economias, particularmente em países em desenvolvimento. Esta é uma das principais recomendações de especialistas internacionais que participaram recentemente numa conferência global sobre o assunto, que decorreu em Roma, Itália.
Entre outras questões, os especialistas alertaram para a importância de criar instituições mais fortes para abordar problemas relacionados com a pesca. Os responsáveis pela agência destacaram que reconhecer o valor do conhecimento local e respeitar as culturas indígenas é crucial para fazer isto de forma sustentável. O encontro foiorganizadopela Organização das Nações Unidas para agricultura ealimentação (FaO) e pela Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos da américa.
De acordo com a agência, lagos e rios são fontes essenciais de proteínas, micronutrientes e vitaminas, sobretudo em países em desenvolvimento, onde mais de 60 milhões de pessoas dependem destes para a subsistência. Segundo ÁrniM. Mathiesen, diretor-geral assistente da FaO no Departamento de Pesca e aquicultura, a pesca continental fornece uma fonte valiosa, mas frequentemente negligenciada, de nutrição e emprego em todo o mundo.