a Fundação Calouste Gulbenkian vai acolher um seminário sobre «desenvolvimento rural sustentável». O encontro reunirá cidadãos de áreas diversas e tem entrada livre
a Fundação Calouste Gulbenkian vai acolher um seminário sobre «desenvolvimento rural sustentável». O encontro reunirá cidadãos de áreas diversas e tem entrada livreO seminário a Terra – Políticas globais e estratégias locais para o desenvolvimento rural sustentável vai realizar-se em Lisboa, esta sexta-feira, 23 de janeiro. a iniciativa é promovida pela Fundação Fé e Cooperação (FEC) e terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 09h30.

O programa do seminário prevê a participação de representantes do Ministério da agricultura e Mar, das autarquias e freguesias, de escolas e associações locais, de produtores agrícolas e de académicos e ativistas. a entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição.

Num comunicado enviado à agência Ecclesia, a FEC realça a importância de refletir sobre modelos locais e globais de desenvolvimento sustentável de zonas rurais marginais. a fundação está atualmente a trabalhar na iniciativa aTerra, orientada para a região centro do país e que envolve pequenos produtores e comunidades escolares.

Durante o seminário, a organização não governamental pretende mobilizar autarquias, juntas de freguesia, pequenos agricultores e produtores, associações, entre outras entidades para a criação de redes locais para o desenvolvimento local e para uma maior participação na definição das políticas destinadas ao setor. além disso, a FEC deseja sensibilizar as novas gerações para este tema.