Ciclo de cinema, agendado para a cidade do Poroto, vai refletir sobre os Papas do Concílio Vaticano II e conta com o comentário de vários investigadores
Ciclo de cinema, agendado para a cidade do Poroto, vai refletir sobre os Papas do Concílio Vaticano II e conta com o comentário de vários investigadoresNos 50 anos do encerramentoConciliar, o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, organiza um ciclo de cinemaque vai refletir sobre os Papas do Concílio Vaticano II. a iniciativa irá realizar-se no Porto, de janeiro a abril. as sessões vão decorrer a partir das 21h30, na paróquia do Santíssimo Sacramento, e começam com uma introdução, seguindo-se a projeção e o debate, informam os responsáveis pela iniciativa, num comunicado enviado ao portal Educris.
as exibições iniciam no próximo dia 21 com a projeção da primeira parte de um documentário sobre a história do concílio: o seu contexto, preparação e os aspetos mais relevantes das quatro sessões. Odocumentário de alberto Melloni e Nicola Vincenti, realizado em 2009,continuará a serprojetado a 28 de janeiro, sendo as duas sessões introduzidas e comentadas por adélio abreu, investigador do CEHR.
O ciclo prossegue com três filmes, que à semelhança do documentário inaugural serão exibidos em duas partes. Nos dias 4 e 11 de fevereiro passa João XXIII: o Papa da bondade, dirigido por Giorgio Capitani em 2002, que será comentado por Luís Leal, também do CEHR. Paulo VI: o Papa na tempestade é o título do telefilme de Fabrizio Costa (2000) a apresentar nos dias 4 e 11 de março, com análise de Jorge Cunha, da Faculdade de Teologia. a iniciativa termina a 15 e 22 de abril com Papa João Paulo II, de John Kent Harrisson (2005), comentado por Luís Carlos amaral (CEHR).