Peritos internacionais estão a preparar o Fórum sobre Florestas, em Nova Iorque, que deverá terminar com possível acordo internacional sobre o tema
Peritos internacionais estão a preparar o Fórum sobre Florestas, em Nova Iorque, que deverá terminar com possível acordo internacional sobre o tema a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (Estados Unidos da américa), acolhe até à próxima sexta-feira, 16 de janeiro, umencontrodo grupo intergovernamental de especialistas, queprepara umacordo internacional sobre florestas. Na última assembleia-geral das Nações Unidas, foi apresentada uma carta de intenções a vários governos para conter a emissão anual de gáscarbónicoentre 4,5 e 8,8 mil milhões de toneladas.com o pacto pretende-se adesflorestaçãozero até 2030.
Em declarações à Rádio ONU, MariaantonietaPintoDalva, encarregada de Negócios da Missão daGuiné-Bissaujunto da organização, faloudasexpectativasdo país para que sejam acelerados os planos locais deproteçãoflorestal. a nossa zona tem uma área deinfluênciade deserto do Sahel, onde o Senegal e os países como a Guiné-Bissau e os vizinhos já estão a sentir os efeitos das mudanças climáticas. Por isso, aproteçãodasflorestase dasnossas árvores é muito importante para nós. Uma das preocupações é o financiamento para aproteçãoda floresta, do meio ambiente e das áreas protegidas, disse a responsável.
Durante esta semana, o grupo de peritos aprecia também a avaliação independente do projeto do acordo internacional sobre as florestas, paraque opacto seja formalizado na11asessãodo fórum. a série de reuniões de especialistas deverão terminar com a realização do Fórum sobre Florestas. O encontro vai realizar-se de 4 a 15 demaio,em Nova Iorque.