Um projeto português que tem como objetivo a plantação de cerca de 100 mil árvores até 2016, foi reconhecido como iniciativa «de excelência» pela Universidade das Nações Unidas
Um projeto português que tem como objetivo a plantação de cerca de 100 mil árvores até 2016, foi reconhecido como iniciativa «de excelência» pela Universidade das Nações UnidasO projeto Futuro, da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, foi reconhecido como iniciativa de excelência pela Universidade das Nações Unidas. O projeto foi reconhecido no âmbito do 9. º Encontro Global dos Centros Regionais de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que decorreu em Okayama, no Japão, lê-se numa nota do gabinete de informação da UCP – Porto, enviada à agência Ecclesia.
Entre 31 iniciativas de todo o mundo, a portuguesa destacou-se na categoria de Capacitação e Envolvimento da Comunidade através da Educação – ação, sobretudo pela aposta na melhoria e expansão das florestas urbanas nativas. a iniciativa daquela instituição de ensino superior tem como alvo a plantação na região de cerca de 100 mil árvores até 2016.
Promovido em parceria com a Área Metropolitana do Porto, o projeto foi lançado em 2011 para reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão na região. Num território-alvo que se estende por 17 municípios, foram plantadas, mantidas e monitorizadas nos últimos quatro anos mais de 37 mil árvores nativas, com o apoio de dezenas de instituições e milhares de voluntários.