as Guias de Portugal já recolheram dezenas de toneladas de rolhas de cortiça usadas, levando-as para reciclagem. Um dos objetivos da ação é contribuir para a preservação do ambiente
as Guias de Portugal já recolheram dezenas de toneladas de rolhas de cortiça usadas, levando-as para reciclagem. Um dos objetivos da ação é contribuir para a preservação do ambienteTrinta toneladas de rolhas de cortiça usadas foram já recolhidas e levadas para a reciclagem pela associação Guias de Portugal, desde 2005, no âmbito do projeto ação Saca-Rolhas. De acordo com a associação portuguesa, o projeto tem um duplo-objetivo: contribuir para a preservação do ambiente, reaproveitando um recurso natural, e colaborar com instituições de solidariedade social, uma vez que o valor que resulta da venda das rolhas para [estas].

Para angariar as rolhas de cortiça, as Guias de Portugal têm colocado pontos de recolha em cafés, restaurantes, escolas ou unidades hoteleiras, nos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Porto, Viana do Castelo, Braga e Viseu e nas regiões autónomas dos açores e Madeira. Continuamos totalmente disponíveis para disponibilizar rolhões a todos os interessados, disse Sara Nobre, presidente da associação Guias de Portugal, em declarações ao portal Green Savers.

Os interessados em contribuir para esta iniciativa podem contactar as Guias de Portugal destes distritos e solicitar um ponto de recolha, combinando o local e a data para a entrega. Posteriormente, os elementos da associação fazem a substituição do rolhão e a recolha das rolhas.