No aniversário do terramoto no Haiti, a Cáritas Portuguesa destaca o trabalho que tem realizado junto das populações mais afetadas pela catástrofe natural
No aniversário do terramoto no Haiti, a Cáritas Portuguesa destaca o trabalho que tem realizado junto das populações mais afetadas pela catástrofe natural

O quinto aniversário sobre o terramoto que abalou o Haiti será assinalado na próxima segunda-feira, 12 de janeiro. a catástrofe natural provocou a morte a mais de 300. 000 pessoas e fez mais de um milhão de desalojados. Desde então, a Cáritas empreendeu um conjunto de esforços para ajudar a população afetada. Em comunicado, os responsáveis pela Cáritas Portuguesa destacam que a relação que a organização mantinha com o Haiti já existia antes do terramoto e que irá permanecer.

No Haiti, a organização aproveitou esta emergência para se capacitar e está, atualmente, a reconstruir o melhor hospital do país e a implementar um sistema de formação médica. Junto das comunidades mais atingidas, a Cáritas envolveu-se na construção de escolas mais seguras, casas e clínicas.

através da campanha Cáritas ajuda o Haiti, foram aplicados 1. 310. 000,00 euros em ajuda de emergência para milhares de famílias, foram edificadas 27 habitações, foi construído um centro de formação profissional, foi fomentada a constituição de 175 pequenos negócios e foram apoiadas 12 organizações locais.

além disso, foi também construída uma infraestrutura eclesial numa paróquia com o apoio da diocese do algarve. ao assinalar esta data, a Cáritas recorda também o décimo aniversário do tsunami, no sudeste asiático, onde a organização portuguesa contribuiu com ajuda de emergência para 25 mil pessoas, construiu 322 habitações e apoiou 1. 200 pessoas a retomar os seus meios de vida, num apoio global de 3, 8 milhões de euros.