«Chamados à amizade» é o nome de um novo itinerário espiritual, lançado pela Igreja do algarve, para promover a oração em família
«Chamados à amizade» é o nome de um novo itinerário espiritual, lançado pela Igreja do algarve, para promover a oração em família a Igreja do algarve acaba de editar um itinerário espiritual para a família para promover a oração familiar.com o nome Chamados à amizade, o guião, editado no âmbito do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, resultou do percurso pedagógico vivido no ano pastoral de 2013/2014, especialmente dedicado à realidade da família.
Carlos de aquino, sacerdote, coordenador do Departamento Diocesano da Pastoral Litúrgica e autor da publicação, disse em declarações ao jornal Folha do Domingo que nas reuniões de vigários e do Conselho Presbiteral se sentiu a necessidade de promover uma dinâmica mais permanente e consistente mas numa linha espiritual orante, razão pela qual acredita que a publicação terá boa aceitação nas paróquias. Notou-se a falta de alguns subsídios no sentido de uma linha mais espiritual, concretamente de oração, que facilitasse que as famílias, durante o ano, pudessem rezar, explicou.
O padre Carlos de aquino destaca que a publicação contempla também uma proposta celebrativa que pode ser adaptada à realidade de cada família e que os pais podem fazer juntamente com os filhos ou em casal. É uma proposta de oração que inclui sempre também uma dimensão mais criativa de alguma ação que é sugerida, inspirada também depois a partir de cada tempo litúrgico, acrescentou. Os livros estão à venda nos Serviços Diocesanos de Pastoral pelo valor de quatro euros.