Durante dois dias, a diocese de aveiro vai comemorar o 50. º aniversário da declaração de Santa Joana Princesa como padroeira daquela cidade e diocese
Durante dois dias, a diocese de aveiro vai comemorar o 50. º aniversário da declaração de Santa Joana Princesa como padroeira daquela cidade e diocese a diocese de aveiro vai celebrar o cinquentenário da declaração de Santa Joana Princesa como padroeira daquela Igreja com celebrações eucarísticas e sessões evocativas, nos dias 4 e 5 de janeiro. Num comunicado enviado à agência Ecclesia, a Irmandade de Santa Joana Princesa informa que domingo, 4, existem dois momentos celebrativos.
O primeiro deles é a Eucaristia na Igreja Paroquial de Santa Joana Princesa, presidida pelo bispo de aveiro e concelebrada pelo vigário geral e pároco. Depois há uma sessão evocativa com intervenções de representantes da diocese, do Município de aveiro e da irmandade, a partir das 16h00, na Igreja de Jesus – Museu de aveiro. O momento artístico que vai abrir e encerrar a sessão é da responsabilidade do Coral Vera-Cruz que conclui com o Hino de Santa Joana.
Para segunda-feira, 5, a Irmandade de Santa Joana Princesa revela que está prevista uma Missa presidida pelo prelado diocesano, antónio Moiteiro, a partir das 19h00, na Sé de aveiro, e com a presença de autoridades e irmandades da cidade de aveiro. Para celebrar este cinquentenário, vai estar exposto o breve pontifício da declaração do Papa Paulo VI, na Sé, mais propriamente na Capela de Santa Joana, ladeado por dois escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.