alimentos, tendas, roupas e medicamentos para refugiados estão já acondicionados no Irão, aguardando a permissão do governo de Bagdade para dar entrada em território iraquiano
alimentos, tendas, roupas e medicamentos para refugiados estão já acondicionados no Irão, aguardando a permissão do governo de Bagdade para dar entrada em território iraquianoUm comboio com ajuda humanitária iraniana aguarda a permissão do governo de Bagdade para entrar em território iraquiano. Entre outras comunidades, estas ajudas também deverão chegar à população cristã que sofre com a limpeza étnico-religiosa imposta no norte do país pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI), disse o parlamentar cristão Yonatan Betkolia, representante das comunidades assírias e caldeias no Parlamento da República Islâmica do Irão, em declarações aos meios de comunicação.

Segundo este responsável, o Irão já enviou ajudas humanitárias para as minorias religiosas brutalizadas pelos milicianos do IS desde o início do conflito. agora estão prontos para partir comboios humanitários com alimentos, tendas, roupas e material do campo da saúde destinados aos cristãos que encontraram refúgio em Erbil e outras áreas do Curdistão iraquiano. Funcionários iranianos que trabalham na área já contactaram as comunidades locais cristãs para coordenar a distribuição das ajudas, disse.

Em declarações à agência Fides, o arcebispo Maroun Lahham, vigário patriarcal para a Jordânia do Patriarcado Latino de Jerusalém, disse que o Irão tomou um papel crucial no Médio Oriente, uma vez que está em contacto permanente com a Santa Sé, com a qual partilha diálogos muito importantes. Esperamos que a contribuição do Irão tenha efeitos positivos na busca de soluções para as crises que afetam os povos do Iraque e da Síria, frisou.