Ouvir quem não partilha da «condição de pertença eclesial», ao longo de seis meses, sobre aspetos decisivos da sociedade, da economia, da cultura e dos modos de vida que marcam o território da diocese, é a proposta de um grupo de crentes de Lisboa
Ouvir quem não partilha da «condição de pertença eclesial», ao longo de seis meses, sobre aspetos decisivos da sociedade, da economia, da cultura e dos modos de vida que marcam o território da diocese, é a proposta de um grupo de crentes de Lisboaao longo de seis meses, 27 organizações, comunidades, movimentos e instituições do Patriarcado de Lisboa promovem seis encontros para Escutar a Cidade. Diz a convocatória que se trata de um convite a que os católicos da diocese de Lisboa sedeixem interrogar por pessoas que, vivendo no mesmo tecido social, masnão partilhando a condição de pertença eclesial, enunciem uma reflexãopertinente sobre aspetos decisivos da sociedade, da economia, da cultura edos modos de vida que marcam o território da diocese.

a proposta enquadra-se no movimento sinodal que o Patriarcado promove no próximo ano de 2015. Dar oportunidade à opinião pública para se exprimir junto do público católico e introduzir na reflexão preparatória do sínodo vozes, questões, interrogações, certezas edesafios vindos de quem não se identifica como pertencendo à comunidade eclesial são dois dos primeiros objetivos enunciados, que acabam por traduzir o espírito do nome dos encontros.

Para além daqueles dois objetivos, os promotores querem fomentar uma experiência de cidadania partilhada, reconhecendo que a experiênciacomunitária cristã é, também, uma forma de viver a cidadania, sublinhar a importância decisiva da vida dos cidadãos e da organização da cidade como lugaresfundamentais a partir dos quais pensar a renovação da Igreja, dar visibilidade pública à existência da dinâmica sinodal lançada pelo Patriarca de Lisboa, permitir o encontro de católicos oriundos das mais diversas comunidades e regiões doPatriarcado e responder ao apelo do Papa Francisco e do bispo de Lisboa no sentido de irmos ao encontrode quem habitualmente esquecemos e assim chegar a todos.

O primeiro encontroEscutar a Cidadeterá lugar a 15 de janeiro, pelas 19h00, no Fórum Lisboa (o antigo cinema Roma). Depois desta abertura, os encontros repetem-se a 12 de fevereiro, 5 de março, 16 de abril, 14 de maio e 18 de junho. É possível acompanhar os trabalhos deste movimento no seu blogue.