Dezenas de áreas consideradas Património Cultural foram destruídas pela guerra na Síria. Foram danificados mercados de séculos passados, mesquitas e templos
Dezenas de áreas consideradas Património Cultural foram destruídas pela guerra na Síria. Foram danificados mercados de séculos passados, mesquitas e templos a guerra na Síria já destruiu 24 áreas consideradas Património Cultural da Humanidade, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU), adiantando que 104 espaços sofreram danos profundos desde que o conflito iniciou, em 2011. O Instituto das Nações Unidas para o Treino e Pesquisa (UNITaR) informou que mercados de séculos passados, mesquitas e templos estão em ruínas ou foram danificados.
a agência examinou imagens de satélite do programa de operações UNOSaT, que incluem aproximadamente 290 locais históricos de 18 regiões do país consideradas Património Cultural. Einar Bjorgo, diretor do UNOSaT, disse que os danos são alarmantes e que são necessários esforços da comunidade internacional para proteger os tesouros culturais sírios, alguns com mais de 7 mil anos.
Segundo o responsável, citado pela Rádio ONU, os locais mais atingidos são alepo, Damasco, Dura Europos, Ebla e Palmyra. além dos danos estruturais ocorreram ainda saques em várias áreas, adiantou.
O relatório do UNITaR indica que o número de locais destruídos ou danificados pode ser bem maior do que o anunciado, já que a agência não teve acesso a outras sete regiões do país. De acordo com Bjorgo, os constantes conflitos impedem que as equipas da ONU possam ter acesso aos locais para uma investigação detalhada da situação.